sábado, 3 de dezembro de 2011

Projeto Político Pedagógico (PPP) - Um curriculo de cidadania


 
PPP, uma proposta de ensinar a matéria mais importante para educação, cidadania. O papel da educação fornecida e regulada pelo Estado é de preservar em sua sociedade os seus costumes, e também desenvolver suas manifestações culturais (economia, folclore, ciências etc). Deste modo, no curriculo educacional é necessário trabalhar conteúdos científicos das áreas de exatas, humanas e biológicas, mas sem deixar de lado a forma como o indivíduo que obtiver esses conhecimentos vai corresponder e interagir com seus concidadãos.
Antes do período Militar de 1964, usava-se da filosofia para levar o estudante para pensar suas relações com o mundo. Então, durante o Regime militar surgiu as matérias de Organização social e Politica Brasileira - OSPB e Educação Moral e Cívica - EMC. Hoje trabalha-se não uma matéria específica para cidadania, mas as instituições de educação elaboram projetos politicos pedagógicos para para auxiliarem os estudantes em suas realidades sociais específicas.
OS PPPs não são determinados pelo governo mais, porém cabe a cada grupo educacional planejar de acordo com sua realidade social. Essa forma de promover a cidadania pode tornar possivel trabalhar mais próximo à realidade do estudante, do que quando existe uma matéria igual a todos estudantes do Brasil. Quando esses projetos de fato funcionam, frutos maiores que notas e aprovações em vestibular, ou aumento de mão de obra especializada, são vistos. É com cidadania que se vê cidades bem urbanizadas, maior segurança, menos usuário e traficante de drogas, mais respeito aos direitos do semelhante etc.