quarta-feira, 16 de abril de 2014

Deus Pai criador do céu e da terra.

Claro que só posso estar falando de Rá, o deus-sol que fez o mundo e que o governa durante o dia, desde o nascente até o poente. E a semelhança do deus cristão, que possui vários nomes, Yahweh, Elohym, El-Shaday, Adonay. Rá também é chamado de diferentes maneiras durante o dia, Kepri (ao amanhecer), Rá (ao meio dia) e Amon-Rá (durante o poente) e Aton (disco solar).
Rá foi o grande deus cultuado pelos egípcios da XVIII dinastia, aquele que libertou os egípcios dos hicsos (palestinos que dominaram o Egito). Foi Rá quem concebeu a faraôna Hapshetsut.
Rá é o grande Deus Pai, criador dos deuses e dos homens. Assim, temos um criador e pai de todos, o deus egípcio Rá.
Rá não era o único deus do Egito, assim como outras religiões politeístas, por isso, das diversas dinastias no Egito, os devotos de rá, muitas vezes, disputaram com outros devotos de outros deuses. Mas a construção doutrinária em torno de Rá o colocava como superioridade. Todos os demais deuses não escapavam de um fato que só Rá possuía, sua identidade com o sol. Assim, todos os deuses do Egito estavam abaixo de Rá, eram por ele iluminados.

Salve Rá, o Deus Pai criador do céu e da terra.

Questão de identidade, questão de classe

Notícias sobre violência ou preconceito contra nordestino sempre deixa os nordestinos em pé de guerra contra os skinheads tupiniquins. Basta sair uma notícia de preconceito que logo surgem as manifestações ufanistas do norte. Se um paulista racista declara que deve-se matar todos nordestinos, os baianos advogam com nomes como Castro Alves, Rui Barbosa, os pernambucanos, maranhenses, piauienses mostram o passado de luta com as revoltas históricas.
Mas me parece que nesse perrengue tem um hiato. Estão, de fato, os paulistas unidos contra os nordestinos, e os nordestinos estão unidos pelos nordestinos retirantes???