terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uma dinâmica lúdica



Bem, essa semana terei de apresentar no curso de Didática um trabalho sobre ludicidade. Então pensei em postar no blog a dinâmica lúdica que será realizado em sala de aula.
Servindo-se da arte dramática como objeto lúdico, podemos ensinar para o estudante vários assuntos, permitindo que o aluno fixe mais o assunto e interaja com os colegas e com o professor.
Esse exercício que proporei é tanto um quebra-gelo entre os estudantes e o professor, como um um trabalho de fixação de conteúdos.
A elaboração desse exercício não exige muito dos participantes, nem do professor. A ideia é usar o que se tem a volta, nada de material auxiliar muito complicado, justamente para tornar possível esse exercício em qualquer contexto, com ou sem recursos materiais, e permitir que o estudante (no caso que não seja uma criança) resgate sua capacidade infantil criativa coisa que se perde quando o indivíduo cresce. Ou mesmo, no caso do professor que ensina para crianças, que ele possa enxergar o mundo de forma igual aos seus alunos, assim como para uma criança, um sofá pode se tornar uma trincheira de guerra, um caderno pode ser um escudo, basta que o professor, haja como uma criança e veja, de fato, os objetos como partes da fantasia da imaginação, agindo desse modo, facilita a interação dele com as crianças. Usando-se o que se tem em volta, papelão, jornal, lápis e qualquer objeto que nas brincadeiras infantis torna-se algo de acordo com a criatividade infantil.
Para explicar melhor, aqui segue o exercício a ser feito na aula de Didática.