sábado, 14 de dezembro de 2013

economia colonial espanhola

Compreendendo a colonização no ocidente americano.
Geralmente, quando falamos de período colonial, lembramos das aulas sobre capitanias hereditárias, engenhos de açúcar, navios negreiros, nem sequer pensamos na colonização dos nossos hermanos, aqueles que foram colonizados pelos espanhóis, e não pelos portugueses.
Isso é um capítulo muito estreito no estudo da escola. Bem, por causa disto, perdemos a riqueza de detalhes, complexidade, e mais importante, formação dos povos que ficam do lado ocidental de nossa América do sul.
Diferente dos português, os espanhóis não dividiram a sua colonia em capitanias, mas em vice-reinos, Nova Espanha (que equivale ao México), Granada (região do noroeste sulamericano), Peru (oeste sulamericano), e o vice-reino do Prata (seria a região sul, ou praticamente Argentina, Paraguai e Uruguai).
{ilustração de Felipe Poma de Ayala}

Punição contra corrupção não pode ter ideologia partidária!



Antes de mais nada... Meus amigos petistas que me entendam, mas foi corrupto, então é crime.
Agora, a todos que parecem cachorros no cio por causa das prisões dos mensaleiros, vamos pensar historicamente:
Maior crime político da história?
ou
Nunca se roubou tanto nesse país?
Essas manchetes são frutos da mídia burguesa que odeia a esquerda no poder (lembrando, não sou petista, não sou marxista-leninista, sou coisa pior, sou calvinista-anarquista, rsrs).
Crime político? O golpe contra Jango foi um crime político da mais baixa qualidade, tomar o poder de um presidente que contava com o apoio popular e que estava legitimamente no poder.
Roubo? os politicozinhos de interior, donos de curais eleitorais, em geral do PMDB (aliado do partido-governo), ou seja, uma legítima garota de programa (palavra bonita né?) que toda eleição saem com malas de dinheiro público para comprar votos, some essa porqueira toda!!!
Os bilhões do Metro em Salvador (que foi parte do governo de Imbassaí (na época PFL))
Se o STF é bom mesmo, então a lâmina vai continuar a cortar!!!

Pau que dá em Zé Dirceu, dá em José Sarney!!!
"Barbosa, me serve uma equidade bem passada!!!"

PS - queridas amigas petitas, não defendam os nossos heróis contra ditadura quando eles cometerem erros morais, pois os genuínos Genoínos combatiam esses crimes.

Uma nota sobre o protestantismo brasileiro


Fico observando o espanto que alguns protestantes brasileiros demostram quando houvem falar que certas
personalidades são protestantes.
Ben Afleck, Michele Pfeiffer, Britney Spears, Oscar Wilde, Charles Darwin, Mandela, Obama, Greta Garbo, John Wayne, Sartre, Churchill, T.S. Elliot, Bill Clinton...

meias verdades

Não me venha com meias verdades, dizendo que são verdades porque são!
Quero meias verdades, mas também sapatos de verdade para andar com elas, 
quero lentes de verdade para vê-las melhor.
Nas não me venda sapatos e lentes prontas.
Deixe que eu faço as minhas!
Quero o caminho das pedras e poucas informações de como andar sobre elas.
Não me tire o prazer da aventura, o sentimento infantil de galgar morros de barro como se fossem o Everest.
Não me proteja dos pequenos cortes que terei passando por entre espinhos, pedras e arames.
A vida é muito curta, não me deixe viver protegido.
Da vida nada se leva, então que eu deixe aqui o meu sangue, suor e adrenalina.
Celso Dias Melo

Direita estúpida

Por que será que os leigos e intelectuais da direita insistem em tratar os marxistas como propagadores da ex-URSS?
Esse pessoal apenas reforça o esteriótipo de que são ignorantes, informados pela mídia de massa, não são adeptos de leituras e de informações contemporâneas sobre o marxismo pós 1989.
Fico tentado em debater com essas toupeiras, mas sei que vou ficar como se discutisse com alguém que acredita em papai noel, ou seja, explicar que papai noel não existe para um marmanjo que frequentou universidade... putz, não é pra mim.
Só para exemplificar, uma dessas criaturas fez a "inteligente" ligação do comunismo com o nazismo, quando ouvi isso, tomei um susto e pedi licença para abandonar a conversa.
Claro que também existe toupeira de esquerda que acredita no antigo modelo da URSS, mas com esses, igualmente eu evito debater, é como discutir com alguém que acredita que o filme matrix não é ficção (acredite! Conheço gente assim).
Pois bem, pessoal da direita, me refiro aos moderninhos que se acham politizados, são inimigos de Lula, defendem o PSDB como se fosse um time de futebol, são contra cotas, são contra plc 122, sentem saudade da ordem da ditadura, "PelamódiDeu", antes de falar novamente sobre esquerda como se estivéssemos na Guerra Fria, leiam Marx, Proudhon, Bakunin, Boff, Engels, não precisa ler tudo, mas leias algumas coisas.
Pesquisem sobre os rumos dos partidos marxistas após 1989.
Deixem os marxistas dispostos em ter uma conversa madura e acadêmica com vcs.
Os filósofos de direita são papagaios da nostalgia, arranjem filósofos e teóricos bons, indico FHC (ex-marxista), ...ih, pena que as obras mais acadêmicas dele foram escritas na época marxista. Então... continuem com Olavo de Carvalho e Silas Malafaia.