sexta-feira, 18 de abril de 2014

Você curtiu isso?

Você não é mais amigo de Anne? - Não, excluí ela do meu Face ontem. Embora ainda nos falemos no trabalho, mas não somos mais amigos de Face. - Por que? - Você já viu as besteiras que ela posta? Não dá pra ficar vendo aquilo. - Sim, é verdade concordo. Quando saímos para o bar ela parece tão legal, mas no Face, ela tem umas ideias fúteis, acho que vou excluí-la do meu Face também.
Desconstrução de conceitos, reconstrução de conceitos, a sociedade faz isso desde que o mundo é mundo, ou melhor, historicamente falando, desde que os humanos possuem a linguagem. As palavras inicialmente possuem um conceito, mas depois vão variando para outro. Muitos termos de nossa língua portuguesa que vieram do século XIX podem exemplificar essa ideia. O termo “cabra”, inicialmente usado pejorativamente pelos portugueses para se referir aos brancos nascidos no Brasil, que posteriormente foi assimilado pelos brasileiros como um protesto ao uso lusitano, “Esse é cabra macho!”
Essas mudanças que sempre existiram, também sempre passaram lentamente, porém agora, com a internet e mais ainda, com a popularização da internet, elas aceleraram. E aqui chego ao ponto que quero enfatizar, o uso dos termos “amigo” e “curtir” que se popularizaram com o Facebook.
Hoje ouço as pessoas me perguntarem, você é amigo de fulano? E eu automaticamente respondo, não, só é meu conhecido. E a pessoa, automaticamente retruca, mas ele é seu amigo no face. Ou, você nem curtiu meu texto. E eu respondo, curti sim, adorei, muito legal. Mas porque você não curtiu. Então, cai a ficha e eu digo, ah tá, vou apertar aquele botãozinho, já que isso é tão importante.
Podemos dizer que quando se está no assunto Facebook, a palavra amigo não deve ser entendida no mesmo sentido de quando estamos falando no mundo real. Amigo, no Facebook, é apenas um comando sobre quem vê o meu Perfil. Assim como curtir deixou de ser uma palavra que expressa emoção, alegria por alguma coisa, e dentro do Face apenas identifica que o Perfil de alguém visualizou as suas informações, assim, quando você posta “Meu pai está com câncer”, não deve se incomodar quando ler “Zezinho da Silva curtiu isso”.
Esses termos que são usados com outro sentido no Face estão transpondo os muros virtuais e sendo falados no mundo real, sem perceber, as pessoas usam o termo Curtir para identificar que estão informadas sobre algo. É assim, e assim será. A língua mudando, as pessoas incorporando a ela novos significados.

O futuro julgará nosso novo vocabulário? Não, na verdade, o futuro continuará modificando nosso vocabulário, que não será mais nosso, e sim deles.

Sem comentários: