domingo, 13 de abril de 2014

Opção para salvar a escravidão

No séc XIX, com a escravidão de africanos chegando ao seu fim, iniciando com leis contra o comércio (tráfico) atlântico de escravos; passando por leis abolicionistas na América; tendo partidos políticos (liberais) brasileiros advogando por um fim gradual à escravidão. Grandes proprietários de escravos já pensavam em soluções para continuar se beneficiando de trabalho barato na sua lavoura. Pensou-se em manter um tráfico interno, comprando escravos já residentes no Brasil, ainda promoveu-se a vinda de imigrantes europeus que saiam de seus países de origem (muitos desses em crise). E uma coisa interessante que destaco foi a ideia de trazer imigrantes chineses, os "chins" ou "coolies".
Aqui trago uma questão:
A migração forçada; ou por iniciativa própria, ou por rapto (como foi a escravidão); determinou a formação de identidade atual dos povos americanos. A etnia negra faz parte da identidade americana, assim como a europeia. Em alguns locais, a etnia amarela.
Hoje também se vê a população afro-americana lutando por sua identidade (africana, ou afro-americana), vê-se ainda um resquício de propaganda ufanista de identidade nacional brasileira (propagada pela elite de origem branca colonizadora).
Por qual identidade que se luta? Uma nova identidade de povos exportados do velho mundo? Por uma herança de identidade de grupos humilhados e derrotados? Grupos que reformulam uma identidade procurando resgatar pontos de resistência, luta e garra?
Que identidade podemos passar para quem aprende história? ou
Devemos lutar por um resgate identitário?


Sem comentários: