segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Falta de educação com a sétima arte



A falta de uma boa educação prejudica a sétima arte! Cinema é um evento cultural, precisa que a pessoa que vai a uma sessão de cinema tenha noção do que se trata, não defendemos que é um evento elitista, pois os jovens da dita elite são, em geral, os mais mal-educados nas sessões de cinema. Ir ao cinema não é apenas ver um filme, ou pior, enquanto passa o filme bate-se papo e incomoda os que estão à sua volta. A ida ao cinema compõem-se de um rito cheio de elementos com significados importantes que precisam ser trabalhados, assim como a leitura, as artes plásticas, a arte circense etc.
Comparemos a sala de projeção com um templo, em que as pessoas vão cientes da beleza que será projetada, discípulos estudiosos ávidos por se "cinematificar".
O belo culto cinéfilo inicia-se quando apagam-se as luzes e uma atmosfera de luzes e sons penetram nossas almas sedentas por vislumbrar a obra de uma série de sacerdotes (diretores, câmeras, artistas etc). Nesse momento, as pessoas são devotas dessa arte e buscam sentir o benefício que esse ato religioso proporciona.
Mas há aqueles que zombam desse culto, são pessoas neófitas, ou mesmo pagãs, despreparadas para compreender a grandiosidade do que é o cinema. Não vão ao cinema para apreciar a obra artística exposta na Grande Tela, mas para rir alto, conversar e brincar, ou seja, coisas que se pode fazer em qualquer lugar sem atrapalhar outras pessoas. Falta a essas pessoas o componente que falta em todo lugar em que há confusão, EDUCAÇÃO, uma palavra mágica para as pessoas usufruírem dos ensinos que a sétima arte proporciona.

Sem comentários: