quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Uma universidade para além dos muros


A universidade sempre foi um nascedouro das ideias para a sociedade ocidental. É um privilégio para uma cidade ter um centro acadêmico de nível superior em sua região, pois os frutos das pesquisas universitárias poderão ser colhidos imediatamente pela cidade e redondezas. As ciências exatas, humanas e biológicas têm muito a contribuir para melhoria de vida comunitária.

Todavia, esse discurso acima não é posto em prática em certas regiões brasileiras que possuem centros acadêmicos. E isto é o reflexo de que a educação não ocupa um espaço respeitado no coração da comunidade e de seus governantes. Nem mesmo os frequentadores da universidade se mostram prontos para contribuir com suas pesquisas na comunidade, pois são os alunos, junto aos professores que podem desenvolver projetos que atinjam o meio em que se encontram.
Cabe, inicialmente, aos docentes e discentes reconhecer o significado do que é uma universidade. Considerar a importância que é ter um espaço de desenvolvimento de ideias para o benefício humano, e olhar para o seu redor a fim de compreender as necessidades locais para aplicar o produto de suas pesquisas no desenvolver a sua região.
Mas o problema da uma universidade que não olha para além de seus limites institucionais para contribuir com a comunidade local, está nos seus formandos. Muitos alunos vão interessados para uma faculdade como um "trampolim" profissionalizante, e não há uma paixão pelo conhecimento, mas um mero contentar-se em aprender as bases de uma profissão e então seguir suas carreiras. Essas pessoas vão para Universidade, conquistam seu tão sonhado diploma e em seguida partem mundo a fora para a construção de seus "mausoléus" de vida - edificando uma vida para si, graças as bases que tiveram no mundo acadêmico, porém sem um fim construtivo coletivo.
Obviamente que a grande maioria que entra na universidade não está errada em pensar em uma profissão para a vida; mas quando se está lá dentro, impossível não se descobrir um mundo muito maior que a sua carreira profissional. - Há na vida universitária um pensar o mundo com vistas a melhora-lo. Assim, após tornar-se universitário, temos as ferramentas certas para melhor conduzi-lo.
O propósito de um governo investir na formação acadêmica de sua população está muito além de melhorar os ramos profissionais, mas passa sobretudo no avançar de ideias para que pesquisas universitárias produzam melhorias para a região. Descobertas técnicas, biológicas e humanas ajudam em bem maior escala a população do que o governo pensar apenas em qualidade de profissionais que saem das faculdades. - Uma universidade precisa utilizar melhor seus pesquisadores, ajudar para os estudantes saiam dali com uma boa bagagem profissional, mas antes, servir-se deles para pensar melhores soluções para os problemas que precisam ser superados na saúde, educação, tecnologia, economia e sobretudo no desenvolvimento do espírito de solidariedade.

Sem comentários: