sábado, 1 de outubro de 2011

didáskalou


Muitos profissionais de educação sentem-se desanimados com seu trabalho por causa de várias dificuldades; seja porque não há material adequado, ou porque os alunos não tem interesse. Mas analisando a palavra ensinar, vendo em seu correspondente no grego, temos algumas observações motivadoras:

A palavra "didáskalou" é o termo grego empregado geralmente para se referir ao verbo "ensinar". Em alguns estudos do grego clássico, constatei um dado interessante. A origem dessa palavra vem de um termo primitivo "desko" que poderiamos traduzir como "aceitar", seria um "estender a mão para receber", ou seja, esse termo fora usado para dar a entender que a pessoa deseja algo; e o acréscimo do termo "di" criando a forma "di+desko" e posteriormente didáskalou era uma espécie de ênfase para informar que a pessoa desejava muito receber algo.
Com essa noção, podemos entender que ensinar é um ato que parte de quem aprende. A pessoa deseja muito aprender algo, ensinar não é muito ligado ao que ensina, mas ao que está sendo ensinado, pois este deseja aprender, ele estende a mão para receber o que ele quer.
Essa ideia pode nos ENSINAR que a personagem principal na educação não é o professor, mas o estudante. E que desse modo, os professores podem aprender que não importa o número de alunos que querem assistir a aula dele. Ele não deve desistir da educação quando se depara com uma classe com poucos alunos, pois mesmo que houvesse apenas um aluno interessado em aprender, ou mesmo que houvesse apenas ele, o professor que quando ensina também se satisfaz aprendendo mais sobre aquilo que ensina, o mais importante que passar uma informação é ter alguém que quer assimilar essa informação.

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