quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Por que sair do facebook?


Fui tachado de radical, maluco e coisas, assim. Mas isso só prova que minha atitude foi a correta. Estou combatendo, não o facebook, mas a ligação das pessoas com ele, como se ele fosse um novo aparelho celular, que aliás, eu também combato, como se ele fosse sua escova de dente, aliás, tem gente que não esquece do celular ou do face, mas esquece de escovar os dentes, então, vai fazer sua higiene bucal, depois volta para ler. E cá entre nós, do jeito que as coisas estão, pode ser que ninguém leia esse blog, pois não vou propagandia-lo no Face.

Cada dia que passa a nossa sociedade parece esquecer de viver sem certas coisas. Já não se cogita viver sem televisão, telefone, computador (aí virá um fanático do senso comum dizer que eu nem deveria ter um blog. Para este: Pense, não estou propondo o ludismo, mas apenas... quer saber, termine de ler o texto), depois o celular, internet, redes sociais e Facebook.
Estudando a história da humanidade podemos perceber que diferentes povos promoveram sua evolução de diferentes meios. E muitos, ainda estão sem essas tecnoporcarias todas e vivem (mais uma vez os religiosos do senso comum irão dizer que: Que tipo de vida é na Coreia do Norte, países pobres, ou sem democracia? Então, aqui segue a resposta, continua lendo...). Porém, as sociedades interligadas pela internet, mantidas pelo capital e pela mídia burguesa, promovem a ideologia de que nos lugares onde não chegaram essas comodidades não há desenvolvimento social; é a mesma visão que os estadunidenses têm de que no Brasil, em plena av. Paulista há tucanos, jaguatiricas, leões ou rinocerontes andando pela pista. Se você ainda não foi aos tais países mal vistos pela mídia... Cala a boca (perdão pelos modos, mas gente que não enxerga um palmo a frente da tela do computador é foda)! Ou seja, as pessoas que estão acomodadas por essa vida, não sabem pensar além da gaiola em que vivem.
O mundo é formado por divercilhões de pessoas, e de modos de produção evolutiva mais distintos, e achar que somente a sociedade, sob influência de uns poucos países ricos e tecnologizados (ou seja, o antigo G7, Otan, ou como queira aglomera-los), é a melhor e única sociedade dignificante da inteligência humana, isto é ser radical e maluco. Você está precisando rever seu uso da internet, afinal, é com a "democratização" de tanta informação que hoje percebemos que na Etiópia, ou Serra Leoa, existe gente mais rica que vc (com uma internet bem melhor que a sua e mais barata), e existe gente tão miserável quanto as pessoas que moram em barracos na Av. Roberto Marinho, ou na favela de sua cidade.
Bem, o FB é o lugar onde as pessoas amigas se ofendem, onde as pessoas são julgadas pelo que postam, zombadas, e daí para outras atitudes violentas e criminosas. Sim, é no FB também que as pessoas namoram, marcam encontros, iniciam amizades, compartilham conhecimento. As duas vertentes podem existir em qualquer outro lugar. Assim, aqui chego ao meu ponto, respondendo aos que me convidaram ao ludismo. Acordem, o Facebook não é o único lugar do mundo onde as pessoas se encontram. Pensaram isso do orkut; aliás, pensaram isso da internet, o tempo vai passar, e você vai perceber, ou não; que isto é verdade. Se essa onda de redes sociais mudar e sumir, o Facebook será como os antigos produtos e celular de fazer amigos (lembra daquelas propagandas no SBT (canal brasileiro de TV) na década de 1990?), ou se ele continuar, mas com outra forma, será como os antigos chats: mIRC, quem usou lembra do Avalanche 8.0!
Bem, use essa porqueira a vontade, não sou contra, mas não se deixe controlar por ela, ela não diz quem vc é; no máximo, ela diz o que vc quer ser, e isso, só colabora com a destruição do seu verdadeiro jeito de ser, e contribui com a sua incorporação ao modelo que todos querem que vc siga. - Ter FB, eu tenho, usar? Talvez, assim como eu vou a praia, ao shopping, ao parque, assim como eu como algo mais caro, como eu viajo para um lugar bom, ou como eu tenho que pegar uma fila (fila da Puta) de 2 horas no banco.
Se gostou desse texto, não curta, nem compartilhe, comente, e não gostou, comente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu gostei. Assinado: Rafa.