quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Cristãos irresponsáveis apoiam Israel

Acredito que este grupo de cristãos representa uma parcela fundamentalista, ignorante, alienada e vergonhosa da maioria dos evangélicos. A manifestação desse grupo expressa que ainda vivemos em tempos de obscurantismo religioso. Com eles, parece que a religião ainda é um símbolo de ignorância e alienação para não atingir a sociedade fraterna pregada por Cristo. http://www.folhapolitica.org/2014/08/lideres-evangelicos-saem-em-defesa-de.html


Quero destacar duas falas no texto citado. A primeira que diz que os evangélicos estão ofendidos e magoados e a segunda que diz que ir contra Israel é ir contra o "nosso Jesus". Essa fala mostra como a religião cegou essas pessoas, como a fé não surtiu o efeito que deveria, que deveria ser abrir os olhos contra as maldades dos homens.
Desde quando a fé cristã se ofende quando não há guerra, ou, desde quando o cristão se orgulha quando um país bombardeia o outro? Isto não é cristianismo, mas fanatismo como já vimos na história com as Cruzadas, os massacres na conquista da América, as guerras religiosas da Europa, a neo colonização na África e Ásia.
A segunda fala é ainda mais ignorante e manipulada. Dizer que o atual estado de Israel tem algo haver com Jesus é a prova que esses evangélicos não buscaram se informar das origens desse país e das lutas de Jesus há 2 mil anos. Vincular o atual estado de Israel com o extinto reino de Israel e de Judá é desconhecer que o conceito de estado moderno não era o mesmo dos tempos antigos, e muito menos o conceito de estado moderno estaria atrelado ao conceito de Reino de Deus, pelo contrário, o reino de Deus é um reino sem fronteiras, sem distinção de povos, o que CLARAMENTE o estado de Israel faz quando constrói muros e monopoliza fontes de água contra os palestinos.
Falado isto, qual seria a posição cristã responsável?
Digo RESPONSÁVEL porque religião é coisa séria, nem todo mundo deveria entrar nessa, somente quem tem a cabeça no lugar. Um cristão religioso precisa ter consciência de que está mexendo com coisa perigosa, como manusear nitroglicerina num dia de calor. O discurso da religião mexe com os medos e sonhos das pessoas, e essa mistura pode gerar matança, como pode gerar a paz.
Pois bem a postura cristã responsável é abandonar as expectativas que criamos dentro da sociedade que estamos inseridos e imaginar outras. Devemos, sair de nossa esfera de sonhos e sonhar outras coisas.
Mais quais sonhos devemos buscar?
Buscar uma vida em que todos possam viver em paz e em condições justas de vida. O cristianismo deveria se ocupar em apoiar aqueles que são historicamente oprimidos, os palestinos vivem hoje como o Apartheid da África do Sul. Como um cristão pode viver em paz com isso? Os palestinos vivem como as favelas brasileiras (se bem que para muitos cristãos, lutar por melhorias das condições dos favelados não é importante).
Fico chocado em ver pessoas bem financeiramente (o grupo citado pertence a Associação Cristã de Homens e Mulheres de Negócios) estão preocupados com uma palhaçada de excursão para a Terra Santa, eles ainda têm a hipócrita opinião em dizer que oram pelos palestinos. - Dizem isso para indicar que se preocupam, mas entenda que oram para aliviar suas consciências, "Senhor meu Deus, coloco os palestinos nas suas mãos [pois eu tenho mais o que fazer, te vira deus]". Eles se opõem ao terrorismo, mas são tão ignorantes que não decompõem o sentido da palavra terrorista, mas aceitam o que a mídia diz sobre isso. Quando deveriam perceber que terrorismo também é o massacre GENOCIDA que está ocorrendo lá.
O verdadeiro cristão não vai às autoridades pedir que se elas se calem contra o genocídio do povo palestino. O verdadeiro cristão vai pedir que sejam arrancadas as armas de Israel, que sejam derrubados os muros, que sejam devolvidas as casas e as fontes de água que Israel tomou dos palestinos. O verdadeiro cristão sabe que Israel não é o estado do povo de Deus, mas é um estado fundado pelos banqueiros judeus e empresários da primeira metade do século XX e por isso não aceitam que, em terra alguma, alguém seja espoliado.  Não seja irresponsável, mas conheça a verdade sobre a questão da Palestina, e essa verdade vai te libertar da manipulação.

Sem comentários: